Compartilhe



22/08/2013

COMEMORAÇÃO

CPLA comemora 11 anos do Programa do Leite em Alagoas

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 22, em sua sede no Parque da Pecuária, produtores, representantes do setor rural, parceiros e a imprensa para comemorar os 11 anos do Programa do Leite. O projeto, criado em 2002 pelo governo do Estado, presta assistência às famílias carentes com a doação de leite e fortalece a cadeia produtiva através de ações de estrutura e assistência técnica.

O programa, vinculado em 2005 ao governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), garante atualmente o fornecimento de leite a 80 mil famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar. O produto é fornecido por produtores rurais do Estado, que através de ações da Secretaria de Agricultura (Seagri), com o apoio da CPLA, conseguiram desenvolver uma produção de qualidade e tiveram seus produtos valorizados no mercado.

A CPLA, uma das maiores intermediadoras do Programa do Leite, conseguiu, ao longo de 11 anos, organizar as associações e, atualmente, o programa beneficia cerca de três mil produtores. O presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro, comemorou os resultados e disse que a CPLA sempre batalhou para desenvolver a produção familiar. “Eu acho que a cooperativa tem feito seu papel, junto com a Seagri e parceiros, de oferecer estrutura e assistência técnica para o agricultor desenvolver sua produção, e conseguimos. Milhares de famílias também estão sendo beneficiadas pelo programa, e nos orgulha saber que todo o trabalho realizado nas associações, junto com os produtores, faz parte disso”, explicou Aldemar.

O secretário de Agricultura do Estado, José Marinho Junior, também esteve no evento e ressaltou a relevância do programa. “O projeto foi considerado o maior programa do leite do Brasil, em capacidade de operação, em inclusão produtiva e no benefício para as pessoas carentes. E a CPLA está sendo uma grande parceira nesse processo”, disse Marinho.

Um das beneficiárias do Programa do Leite em Maceió é a Associação dos Moradores das Comunidades Grota do Moreira, Frei Damião e Valdemar Ferreira, localizadas na parte alta da cidade. O presidente da entidade, Mário Elias dos Santos, disse que o programa beneficia muitas pessoas carentes da região. “Nós vivemos em uma comunidade onde as pessoas têm pouca renda, e o fornecimento do leite está trazendo muitos benefícios. Temos que agradecer primeiro a Deus e depois à CPLA pelo trabalho feito”, frisou.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300