Compartilhe



24/07/2013

FISCALIZAÇÃO NA PECUÁRIA

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) se reuniu nesta quarta-feira, dia 24, às 9h, com secretarias municipais de agricultura. O encontro aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal). A cooperativa e outras entidades ligadas à pecuária alagoana querem maior fiscalização sobre a atividade no estado.

Contando com a presença de órgãos públicos estaduais e federais, a exemplo da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a cooperativa buscou debater com os municípios questões referentes ao funcionamento de matadouros nessas cidades, combate à presença de “atravessadores” — pessoas que adquirem leite da agricultura familiar e o vendem de maneira adulterada e de baixo valor, evitando concorrência — como também que seja aplicada a lei de chamadas públicas que destina 30% para compra de produtos vindos da agricultura familiar.

A respeito da presença de “atravessadores” na Bacia Leiteira, a CPLA apresentou as vantagens de se trabalhar as compras institucionais por meio do associativismo, além de contribuir na condução de muitos programas governamentais, como o Programa do Leite, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De toda forma, a cooperativa ainda destacou que as políticas públicas já estão tomando as devidas providências. “Sobre os matadouros, a Adeal já se prontificou em intensificar sua fiscalização, em que todos os escritórios da agência espalhados pelo interior do estado vão ficar responsáveis por cada região que se encontram”, declarou o gerente comercial da CPLA, Pedro Lopes.

Com relação a estabelecer melhores trabalhos com os produtores de cada município, muitas secretarias não possuem espaço físico suficiente para promover ações que os beneficiem. Dessa forma, a CPLA ofereceu o espaço de sua sede, em Maceió, para oferecer maior apoio estrutural com a atividade rural nessas localidades.

Para garantir uma avaliação contínua sobre a atuação dos órgãos públicos em relação aos produtores, está marcada para o próximo dia 12 de agosto uma nova reunião com secretarias e prefeituras. Dessa vez o encontro será na sede da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), em Maceió.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300