Compartilhe



22/07/2013

Foto: Assessoria Sebrae/AL 


A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) celebra o fim do 1º ciclo em que seus associados são atendidos pela metodologia Balde Cheio. O projeto, o qual possui parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), consiste em planos de transferências de tecnologias para impulsionar a produção de leite nos rebanhos.

Com 80 associados que aderiram ao projeto, a CPLA pôde testemunhar o quanto boas práticas de manejo, gestão e assistência técnica resultam em desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e iniciativas de sustentabilidade agregada ao pequeno produtor. Junto ao Sebrae, a cooperativa atua na busca pela organização dos produtores para que a metodologia seja aplicada.

O projeto possui quatro momentos, com duração de um ano cada. O primeiro ano é reservado para captação e produção de volumoso de maneira quantitativa e qualitativa, na preocupação em deixar o gado nutrido. Os segundo e terceiro correspondem à etapa de melhoramento genético, focando na ampliação e renovação dos rebanhos, além de melhoria nas instalações para o plantel. O quarto e último ano se refere à qualidade do leite e iniciativas sustentáveis, como resgate às áreas degradadas.

No primeiro ano de projeto, os associados vêm apresentando bons resultados. “Esse primeiro momento da CPLA foi bastante significativo. É bom ver que os associados estão se empenhando em melhorar sua produção. Nosso trabalho consiste em levar ao homem do campo melhorias na infraestrutura, boas práticas de gestão de propriedade, melhoria na genética e consequentemente na produção”, avalia Sidnei Bezerra, sócio-diretor técnico da Fazenda Eficiente, empresa contratada pelo Sebrae/AL para coordenar a metodologia Balde Cheio. 

Sobre o sucesso do projeto, a prova foi o caso do associado da CPLA atendido pelo Balde Cheio, Marcelo Albuquerque, de Craíbas, agreste alagoano, que venceu a etapa estadual do Prêmio de Competividade para Micro e Pequenas Empresas — MPE Brasil, promovido pelo Sebrae, na categoria Agronegócios, no ciclo 2012 da premiação. O produtor ainda foi finalista na etapa nacional.

Foi por meio da metodologia que Marcelo teve sua renda com produção de leite saltada de R$90,00 para uma média de R$1.600,00 mensais. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300