Compartilhe



12/07/2013

CPLA vai a Brasília para discutir pagamento do Programa do Leite

CPLA vai a Brasília para discutir pagamento do Programa do Leite

A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) esteve esta semana em Brasília para discutir a questão do repasse do pagamento aos agricultores familiares que fornecem ao Programa do Leite. As reuniões aconteceram na sede do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O órgão federal é quem mantém os convênios e parcerias do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade do Incentivo à Produção e Consumo de Leite, o PAA Leite ou Programa do Leite, o qual foi criado para melhorar o consumo da bebida e seus derivados a quem se encontra em situação de insegurança alimentar. Para a CPLA, devido ao nível de burocracia exigido pelo ministério, há inviabilidade nesse pagamento.

“O objetivo da visita é que haja mais flexibilidade em relação à prestação de contas dos agricultores para que o repasse seja mais ágil. Eles alegam que teríamos problemas de relatoria, mas o produtor não pode ficar um mês sem receber, para não desacreditar no projeto”, destacou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

Em Alagoas, a Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) é a responsável por repassar esse valor dado pelo Governo federal à CPLA, que se encarrega em organizar os seus 3.000 produtores e viabilizar a venda desse leite.

 

Previsão de pagamento

De acordo com a coordenação do PAA Leite no MDS, com a reunião já foi tomado conhecimento sobre a dificuldade de prestação de contas em Alagoas. Dessa forma, o pagamento relativo ao mês de junho está previsto para cair na conta do produtor até o fim da próxima semana.

Outra novidade é que o ministério está trabalhando para implantar um sistema de cadastro de produtores via termo de adesão. “A previsão é de que o sistema comece a operar em setembro deste ano e o Governo de cada estado é quem deve fazer esse credenciamento”, informou a coordenadora do PAA Leite, Raquel Castilho.

 

Foto: reprodução

 

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300