Compartilhe



02/07/2013

Associados da CPLA podem adquirir crédito para renovação de seus rebanhos

Com ascom Seagri

 

Os produtores de leite vinculados à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), e que forneçam ao Programa do Leite, podem adquirir um crédito, via financiamento, de até 15 mil reais para renovar ou ampliar seu rebanho. O acordo foi firmado por meio de parceria com a Secretaria do Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e também a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, a qual é responsável por disponibilizar o recurso.

Por meio de levantamento realizado pela cooperativa, cerca de dois mil pequenos produtores de leite serão beneficiados com tal renovação. “Para quem fornece ao Programa do Leite, haverá mais recurso para ampliar e melhorar seus produtos, pois é um investimento direcionado. Sem contar que o próprio programa já garante estabilidade”, avalia o presidente da CPLA Aldemar Monteiro.

Realizado com baixo nível de burocracia, as taxas de juros do financiamento ficam em torno de 1,2% ao mês (inicial), sendo a carência de dois meses e prazo de quitação para até 18 meses. Caso haja renovação de crédito do produtor, ele recebe um prêmio de adimplência e adquire novas linhas de crédito para outras finalidades, com juros mais reduzidos.

Para aderir ao financiamento, o agricultor familiar pode optar em ir até a Desenvolve ou procurar a associação de produtores de sua comunidade ou município, contanto que esteja vinculado à CPLA e regularmente fornecendo ao Programa do Leite, ação do governo federal, e também ligada à iniciativa estadual pela Seagri, a qual garante o consumo da bebida láctea àqueles que se encontram em condições de vulnerabilidade nutricional.


Linhas de crédito para laticínios

A Desenvolve já vem realizando esse tipo de crédito para agricultores familiares ligados a várias associações em Alagoas. O diferencial da parceria com a CPLA é que a agência também vai garantir oportunidade de financiamento para os laticínios vinculados à entidade.

“Como serão termos de adesão diferentes, ainda estamos estudando de que forma essa demanda será estabelecida, mas os laticínios já fazem parte”, informou o diretor de desenvolvimento e projetos da Desenvolve, Fábio Leão.

A vantagem para o empresário é que serão respeitadas as mesmas taxas de juros para o produtor. “Isso facilita bastante a vida do dono do laticínio, pois muitas vezes eles recorrem ao crédito via empréstimo com bancos ou financeiras, com taxas em torno de 7%”, aponta Aldemar Monteiro.

 

Foto: ascom Seagri

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300