Compartilhe



28/06/2013

CPLA realiza sua assembleia de prestação de contas e algumas mudanças em seu estatuto

Especificar as funções da cooperativa junto aos agricultores familiares foi uma das principais propostas

 

Como em todos os anos, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 28, a sua assembleia de prestação de contas junto aos seus associados. Com convocação feita no último dia 18, parceiros, associados, cooperados e também colaboradores tinham também o objetivo de fazer algumas mudanças no Estatuto da cooperativa. A assembleia ocorreu na sede da entidade, localizada dentro do Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

Mudanças essas que, segundo o presidente da entidade, Aldemar Monteiro, é a de dar espaço e especificar o papel da agricultura familiar na composição da CPLA. “Já conseguimos organizá-los bastante por meio das nossas associações parceiras, mas ainda é preciso mantê-los menos vulneráveis e dar lugar de destaque junto ao desenvolvimento socioeconômico de nosso estado”, frisou o gestor da cooperativa.

Outro enfoque de Aldemar Monteiro é o quanto o relacionamento deve ser mútuo entre produtores de leite e indústria — nesse caso, os 16 laticínios parceiros da CPLA. “Alagoas é o segundo pior índice de informalidade no país. Tirar o produtor da clandestinidade, mantê-lo aliado aos laticínios credenciados e conscientizá-lo para não cair na mão de ‘atravessadores’ (pessoas que compram e revendem leite mais barato sem a devida fiscalização) é o nosso desafio”, ressaltou o presidente.

A prestação de contas foi apresentada pelo contador Daniel Salgueiro, proprietário de um escritório de auditoria e contabilidade, o qual presta serviços à CPLA, devidamente formalizado. Salgueiro apresentou todos os custos de captação de recursos, faturamentos e despesas da cooperativa ao longo de 2012.

 

Valorizando a agricultura familiar

Aproveitando a presença de boa parte das pessoas que envolvem a CPLA — produtores, proprietários de laticínios, colaboradores e demais associados — foi reforçada a importância da reunião que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, às 9h, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizada no bairro do Farol, em Maceió.

O objetivo, não só da CPLA como também de outras entidades representativas da agricultura e produção familiar, é que os municípios sigam ao que é proposto no artigo 14 da Lei federal n°11.947, referente ao processo de chamada pública, o qual prevê que recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), repassados por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinem 30% desse valor à compra de produtos advindos da agricultura familiar.

Após levantamento, menos de 20 prefeituras alagoanas seguem ao que é estabelecido por lei. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300