Compartilhe



06/05/2013

CPLA inaugura nova sede após reforma

Homenagem a João Batista Melo traz seu nome ao novo auditório da entidade

 

Com a proposta de garantir um espaço para promover capacitação e assistência aos seus associados, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) inaugurou na noite desta segunda-feira, 3 de junho, a nova sede da instituição, localizada dentro do Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche da Barra, após passar por uma reforma.

A cerimônia contou com entidades ligadas ao setor rural, lideranças cooperativistas e políticas, além da família de João Batista Melo, que foi o homenageado, dando nome ao novo auditório da cooperativa.

Criada em 2001, atualmente a CPLA evoluiu no sentido de agregar o agricultor familiar aos setores industriais, por meio dos laticínios parceiros e organizar esses produtores em associações na busca de garantir incentivos das políticas públicas, como também integrá-los a programas sociais ter estabilidade em sua renda, como o caso do Programa do Leite, do Ministério do Desenvolvimento Social.

E nesses 12 anos de existência, a entidade gera renda em mais de 3.000 produtores de leite, distribuídos em 71 associações e comunidades rurais no estado e fornecendo aos 16 laticínios vinculados à CPLA espalhados pela Zona da Mata, Agreste e Sertão alagoanos.

“Isso me encanta, pois eu vejo um grande futuro para a nossa cooperativa. Mas sem parceria, sem amigos, será impossível alcançar isso. E desde que pedidos auxílio aos setores públicos e privados, fomos bem recebidos e o resultado não seria diferente ao que vemos hoje”, destacou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. E esse crescimento terá forte participação por meio da recém-aquisição da fábrica de laticínios Camila, desativada desde 2009. 

A obra na sede, encabeçada pelo engenheiro civil e diretor administrativo da CPLA, Fernando Medeiros, possui seis salas de reuniões destinadas a cooperados, técnicos e outros parceiros, um auditório e demais setores totalmente reformados para abrigar os 20 funcionários que trabalham em Maceió. Desse corpo de colaboradores, oito são técnicos constantemente em viagens ao campo.

Na solenidade de inauguração, um padre promoveu a benção do local e depois foi servido um coquetel para os convidados. 

 

Homenagem póstuma

A CPLA deu o nome do seu novo auditório ao ex-superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Alagoas, João Batista Melo, falecido em abril do ano passado. Tido como um grande entusiasta da cultura do leite no estado, João Batista fez parte do grupo de 51 sócio-diretores logo que a cooperativa foi criada.

Durante o cargo de superintendente, seu trabalho para dizimar a aftosa e outras doenças dos rebanhos alagoanos lhe rendeu um lugar cativo e de significativa admiração perante aos dirigentes da CPLA.

Na solenidade de inauguração, estavam presentes familiares de João Batista, como sua esposa, filhos, netos e seus dois irmãos. A família recebeu uma placa condecorativa dada por Aldemar Monteiro, e já ao final da cerimônia, a emoção tomou conta da noite quando foi exibido um vídeo narrando toda a sua trajetória enquanto figura ligada ao setor.

“Somos de Batalha e João fazia questão de entender as necessidades de seus conterrâneos sertanejos. Ele sempre me falava que era um veterinário de campo e não de escritório”, relembra emocionado o promotor de Justiça José Arthur Melo, irmão do homenageado.

O auditório possui um espaço com 80 lugares e foi construído para eventos ligados à cadeia produtiva do leite e para agricultura familiar em geral.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300