Compartilhe



22/05/2013

CPLA apoia torneio leiteiro no Baixo São Francisco

Para fortalecer a bovinocultura leiteira no estado, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) vai dar o devido apoio à segunda edição do Torneio Leiteiro de Piaçabuçu, que acontece nos dias 25 e 26 de maio, e vai movimentar a cadeia produtiva do leite no município e nas comunidades de agricultores familiares da região do Baixo São Francisco.

Serão dez animais da raça girolando reunidos para a competição, cujo objetivo é premiá-los mais pela inovação produtiva do que por avaliar qual animal possui maior produção quantitativa de leite.

A participação da CPLA será por meio de patrocínio aos prêmios, como também irá disponibilizar um técnico para ministrar uma palestra aos produtores sobre vacinação de brucelose, exames de tuberculose e os riscos de ambas as doenças.  Esse mesmo técnico fará parte da comissão julgadora do torneio. Sobre os participantes da competição, entre 20 e 30 associados da CPLA apresentarão seus resultados aos jurados.

Para a cooperativa, eventos dessa categoria incentivam a produção, além de melhorarem geneticamente os rebanhos com fomento à biotecnologia. “É uma região com bastante potencial para a pecuária do leite. Outro fato é que a bacia é toda voltada ao Programa do Leite”, afirma o coordenador técnico da CPLA, Gustavo Ramos, enfatizando sobre o quanto o programa do governo federal — intermediado pela cooperativa em Alagoas — tem dado estabilidade na renda dos produtores.

A pecuária leiteira na região do Baixo São Francisco se tornou uma alternativa eficaz a qual tem gerado uma boa renda a quem aderiu aos rebanhos. A cultura recebe incentivo tanto das políticas públicas, a exemplo da Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e do fortalecimento do cooperativismo no local por meio da CPLA e da Pindorama.


Foto: Ascom Seagri


Serviço

Evento: II Torneio Leiteiro de Piaçabuçu

Local: Galpão vizinho à Associação Aroeira (Piaçabuçu, Alagoas)

Período: dias 25 e 26 de maio de 2013

Informações: (82) 3552 - 1155

 


CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300