Compartilhe



28/03/2013

CPLA visita plantio de palma no sertão alagoano

CPLA visita plantio de palma no sertão alagoano

Em busca de melhor acesso às linhas de crédito, cooperativa conheceu áreas em três municípios

 

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) visitou na última terça-feira, dia 26, o plantio de palma sob três realidades: nos municípios alagoanos de Monteirópolis, Jaramataia e Jacaré dos Homens. Uma das razões pela qual foi importante analisar a cultura da palma em mais de uma área era pra justamente as instituições financeiras se sensibilizarem em relação à abertura de linha de crédito para alguns produtores.

A escassez da planta decorrente da estiagem ocorrida desde o ano passado — e ainda perdura e 2013 — fez cessar uma das funções principais da palma: a de ser fonte de nutrientes  ao gado que pasta no sertão. A coisa se complicou após o governo ter fornecido palma de Alagoas a Pernambuco, pois a situação no estado vizinho estava ainda mais crítica. Porém, com a falta de chuva, o cenário de seca e inviabilidade na produção também chegou à agricultura alagoana.

Tentando manter o diálogo entre criadores e produtores da cadeia leiteira alagoana, a CPLA quer se aproximar do Banco do Brasil para que esse se sensibilize diante da realidade e disponibilize o auxílio financeiro necessário. A instituição financeira já propôs o devido apoio ao tratamento da palma e abrir linha de crédito deste a preparação da terra à colheita.

“A iniciativa do Banco do Brasil é bastante interessante, pois a entidade quer ampliar o auxílio e investimento da cultura da palma do grande produtor, do médio e do agricultor familiar. E isso também inclui o investimento em novas tecnologias”, destacou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

Por falar em investimento tecnológico, uma das propostas do Banco do Brasil é abrir crédito para o plantio de palma adensada e super adensada, quando a há um espaçamento menor no momento da plantação entre fileiras e raquetes, em que nessa forma obtém uma maior produção de forragem, usada também como alternativa de nutrição animal.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300