Compartilhe



20/03/2013

CPLA possui iniciativa de implantar projeto no Canal do Sertão

Agência Alagoas


A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) elaboram um projeto para recria de animais em uma área no entorno do Canal do Sertão. A iniciativa deverá contar com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). O objetivo é reservar um espaço para produção de forragens — ótima alternativa de ração animal — que serão cultivados com irrigação, bem como uma área de confinamento para criação de bezerras e bezerros dos agricultores familiares.

De acordo com Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, a medida é para reduzir os custos que os agricultores têm para manter esses animais até a idade adulta, quando começam a se reproduzir e a fornecer leite. “O custo do agricultor será muito pequeno para manter esse bezerro no centro de recria, e ele vai receber de volta seu animal adulto, já prenha, no caso das fêmeas, e pronto para dar lucro”, explicou.

Segundo ele, o projeto vai se basear em um que já existe no Estado do Paraná. “As cooperativas CPLA e Coopaz, juntas, com apoio do governo, vão manter e gerenciar o centro, garantir profissionais e cuidados necessários. O importante desse projeto no entorno do Canal é a possibilidade de irrigação para produzir alimento o ano inteiro”, destacou Monteiro.

“Nós acreditamos no Canal do Sertão como o maior projeto com poder de transformação da socioeconomia de Alagoas, por isso, entendemos que o recurso deve ser utilizado para garantir melhor qualidade de vida a quem mais precisa, para aumentar a produção de alimentos, de leite, de carne, grãos e a renda dos agricultores. Temos total apoio do governador Teotonio Vilela para os projetos conduzidos pela Seagri”, salientou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

Ainda segundo o presidente da CPLA, um dos grandes programas fortalecimento da produção da agricultura familiar é o Programa do Leite, coordenado pela Seagri. O programa, que faz parte de um convênio entre Governo do Estado e Governo Federal, gera renda para cerca de três mil pequenos produtores de leite.

“Para agradecer a importância do programa, estivemos na inauguração do Canal do Sertão com 10 presidentes de associações e 160 produtores. Muitos deles ainda não conheciam o Canal, e foi uma oportunidade para mostrar a eles essa grande obra”, finalizou Aldemar.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300