Compartilhe



03/01/2013

Agricultores do Programa do Leite já recebem farelo para alimentar os animais

FONTE: Ascom Seagri

Agricultores familiares que vendem leite ao Programa do Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), já estão recebendo o farelo de milho e de soja adquirido pelo Governo do Estado usado para alimentar os animais.

O produto chega aos criadores por meio de uma parceria que envolve as associações e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). “O Governo do Estado está fazendo uma ação muito importante nesse momento, que é o repasse desses insumos. Quando falamos do Programa do Leite, estamos nos referindo a um projeto social, que movimenta toda uma cadeia produtiva”, comentou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

“Por isso, executamos essa parceria para buscar o farelo no armazém do Estado e levá-lo até os criadores”, emendou. Segundo ele, a iniciativa já beneficiou cerca de 250 agricultores em cinco municípios, com 73 toneladas de farelo de milho e 33 toneladas de farelo de soja.

Já receberam os dois tipos de farelo três associações de Jacaré dos Homens, três de Batalha, uma de Major Izidoro, três de Senador Rui Palmeira e três de Traipu. A iniciativa da CPLA conta também com apoio da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagos (Coopaz).

“Estamos aprendendo muito com esse período de estiagem. Estamos desenvolvendo estratégias, em parceria com o Governo do Estado, para manter as famílias no campo fazendo aquilo que elas sabem fazer, que é produzir alimento, gerar renda”, salientou Aldemar Monteiro.

“O Governo está comprometido com o Programa do Leite, que gera renda para mais de 3 mil agricultores familiares e alimento diário na mesa de 80 mil famílias de todo o Estado. Nós, do setor produtivo, percebemos que hoje esse programa é levado a sério”, finalizou o presidente da CPLA.

Repasse de farelo

Ao todo, serão distribuídas 5 mil toneladas de farelo, adquiridas com recursos repassados pelo governo federal para o combate à seca. O secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, esclareceu que mais de R$ 6 milhões foram usados na aquisição do farelo de milho e de soja, que devem beneficiar, prioritariamente, criadores que possuem até 25 animais bovinos, até 50 animais ovinos ou aves.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300