Compartilhe



27/11/2012

CPLA marca presença em reunião sobre endividamento rural

Em reunião realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), na manhã desta segunda-feira, 26, a Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA) se reuniu junto às demais entidades ligadas ao setor rural do Estado, para definir a tomada de decisões em busca de captação de recursos, e assim tentar driblar o cenário de sucessivas dívidas.

Durante a reunião, discutiram-se valores a serem negociados entre produtores e organizações. Entraram também num acordo em disponibilizar quatro ônibus fretados para os produtores que quiserem ir para a Marcha em Defesa dos Produtores Rurais Endividados do Nordeste, em Brasília, com saída dos trabalhadores alagoanos no dia 2 de dezembro, às 7 da manhã, com destino à capital federal. O retorno a Alagoas está previsto para a sexta-feira, 7 de dezembro.

De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, o quadro é considerado preocupante e disse que a organização está enfrentando bastante dificuldade no setor leiteiro, em decorrência das áreas castigadas pela estiagem. Aldemar ainda alertou sobre o que isso pode acarretar na economia local. “Se acabar com a cultura do leite nas áreas de seca, vai acabar com um grande incentivo à pecuária familiar”, destacou.

Entre os pontos apresentados, entrou a questão da falta de preocupação do governo estadual sobre tentar reverter a situação de crise. Os integrantes da comissão, formada essencialmente de membros de cooperativas, sindicatos e demais organizações ligadas à área agrícola e pecuária de Alagoas, salientaram que era necessário pedir suporte ao governo, para sanar os problemas de causa, como a questão da estiagem. Dessa forma, evitaria que o produtor pediria posteriormente tal benefício.

Em uma nova reunião, já às 15h do mesmo dia, realizou-se uma avaliação final referente à Marcha, além de alguns órgãos seguirem para o Palácio do Governo, às 17h, na tentativa de buscar apoio também do governo estadual.

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300