Compartilhe



11/10/2012

CPLA apoia Sebrae/AL na implantação do Prêmio Qualidade para o Produtor

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está apoiando o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/ AL)  na implantação do Prêmio Qualidade para o Produtor. O lançamento da premiação e a divulgação do edital estão previstos para acontecer durante a Expoagro 2012, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária), em Maceió.

O prêmio tem como objetivo estimular a produção do leite de qualidade dentro dos padrões da Instrução Normativa (IN) nº 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece os limites da Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS). A premiação visa também difundir as melhores práticas de produção de leite dos produtores.

Os participantes concorrerão em duas categorias: produtor individual e tanques comunitários. Serão selecionados os dez primeiros da categoria individual e os cinco primeiros da categoria tanques comunitários. A premiação em dinheiro, será entregue aos vencedores na próxima edição da Expoagro, em 2013, totalizando R$ 50 mil. O valor será distribuído entre os 15 premiados.

O julgamento ocorre em duas etapas. A primeira etapa consiste na coleta mensal de amostras durante dez meses. As amostras serão enviadas mensalmente para o laboratório do Programa de Gerenciamento de Rebanhos Leiteiros do Nordeste (PROGENE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que emitirá aos produtores laudos sobre a qualidade do leite.

Os parâmetros analisados na primeira etapa serão:  a Contagem das Células Somáticas (CCS), a Contagem Bacteriana Total (CBT), a quantidade de proteínas, de gordura e os extratos secos desengordurados. Esses itens são colocados em uma fórmula que mede os índices de qualidade.

Os 20 primeiros classificados da categoria individual e os dez primeiros da categoria dos tanques comunitários vão para a próxima etapa. Na segunda etapa, os produtores vão descrever os procedimentos utilizados na colheita do leite. Esses procedimentos serão avaliados pela comissão julgadora, que atribuirá uma pontuação à produção, pontuação essa que será somada a da primeira etapa.

Poderão concorrer ao prêmio o pequeno produtor que produz em Alagoas e os tanques comunitários, desde que sejam inspecionados de acordo com a IN nº 62.

O evento conta também com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri/ AL) e da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). 
CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300