Compartilhe



04/10/2012

Técnicos da CPLA participam de curso do PAS- Leite

A Cooperativa dos Produtores Leiteiros de Alagoas (CPLA) participa,  de 01 a 05 de outubro,  da capacitação do Programa Alimentos Seguros voltado para a pecuária de leite (PAS – Leite). O curso está sendo promovido pelo Sebrae em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa- Gado de Leite) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O programa visa promover a produção de leite seguro e de qualidade em toda a cadeia produtiva, garantindo a saúde dos consumidores e maior valor agregado ao produto. O objetivo do curso é desenvolver as competências e habilidades dos instrutores para orientar e implementar o programa de segurança e qualidade do leite em propriedades rurais.

O curso, que já foi aplicado por todo o Brasil, acontece pela segunda vez em Alagoas. Estão sendo capacitados, por meio da CPLA,  dois veterinários e dois técnicos."Essa capacitação é importante para a CPLA, pois estamos recebendo informações para levar ao agricultor familiar, principalmente aqueles que estão vinculados ao sistema de coletas que a cooperativa possui" afirmou o consultor pecuário da CPLA e fiscal agropecuário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), Otto Portela.

A capacitação dos técnicos da Cooperativa pelo programa tem o propósito de buscar a melhoria na qualidade da produção de leite dos pequenos produtores cooperados. Grande parte do leite produzido por esses agricultores é destinado ao Programa do Leite do Estado. "Esse leite, com uma melhor qualidade, vai chegar na casa das pessoas mais necessitadas, pois o leite é distribuído gratuitamente em comunidades carentes" frisou Portela.

O evento está sendo realizado na sede do Sebrae/ AL, de segunda (01) a quinta (04). No último dia, sexta (05), os instrutores terão um dia de campo em Viçosa. O curso é ministrado pelo especialista em leite e derivados da Universidade Federal de Goiás e do PAS Leite, Celso José de Moura; pelo assessor técnico nacional do PAS, Fabrinni Monteiro dos Santos; pela analista da Embrapa Gado de Leite, Letícia Caldas Mendonça; pela pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Nívea Maria Vicentine.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300