Compartilhe



03/08/2012

CPLA mobiliza produtores de leite para debater endividamento rural

 

A irregularidade das chuvas nos últimos anos vem castigando os produtores nordestinos. Em Alagoas os produtores de leite, por exemplo, acumulam perdas por conta da estiagem e ainda sofrem com as medidas paliativas do Governo Federal para solucionar as questões do endividamento rural.

 

Para debater esse assunto, que atinge milhares de produtores de leite, seja da agricultura familiar, de médio ou grande porte, a diretoria da Cooperativa de produção Leiteira de Alagoas (CPLA) mobilizou lideranças dos municípios de Senador Rui Palmeira, Batalha, Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Traipu para participar de uma reunião neste sábado, 04, no Clube de Tênis da cidade de Santana do Ipanema.

 

Um levantamento feito pelos produtores endividados do estado apontou que Alagoas conta com mais de 50 mil produtores com dívidas rurais. Em todo Nordeste esse número passa dos 500 mil.  “É uma situação que se agrava cada vez mais com o passar do tempo. Todos sofrem. Os filhos ou herdeiros das propriedades rurais não investem com medo de perder tudo, isso faz com que a produção rural diminua cada vez mais”, avaliou Aldemar Monteiro, diretor-presidente da CPLA.

 

Para o representante de milhares de agricultores familiares, enquanto não for definida uma política que se encaixe na realidade de cada tipo de produtor os problemas vão continuar existindo. “Não adiante conseguirmos água, insumos para os animais, se o produtor não tem condição de investir na genética do animal. Ele não vai crescer nunca e sem investimento não há propriedade que sobreviva”, enfatizou Monteiro.   

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300