Compartilhe



23/07/2012

CPLA debate com senador nova lei de medicamentos veterinários

A diretoria executiva da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participou esta manhã de uma reunião com o senador por Alagoas, Benedito de Lira, onde foi debatida a sanção da lei 12.689/ 2012, que prevê a fabricação de medicamentos genéricos de uso veterinário. A medida deve baratear em até 40% os medicamentos.

O projeto de lei foi apresentado pela primeira vez, quando o então senador alagoano ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para Benedito de Lira a nova lei vai beneficiar principalmente o setor agropecuário do país. “Os custos com medicamentos são muito altos e por esse motivo os criadores deixavam de cuidar da sanidade dos seus animais. Com a nova lei esse problema vai acabar, haverá maior concorrência e os preços vão baixar”, destacou Benedito de Lira.

O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, classificou a sansão da lei como uma vitória para o setor agropecuário, já que os cuidados com os animais fazem parte dos custos de produção e interferem diretamente no resultado final. “Animal sadio é animal produtivo. Essa medida vem beneficiar principalmente o agricultor familiar, que se esforça para desenvolver sua atividade com qualidade”, reforçou Aldemar Monteiro.

No texto da nova lei está especificado que o medicamento genérico de uso veterinário deve conter o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, com a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica.

Para facilitar a identificação por parte dos produtores e profissionais da área, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento editará, periodicamente, a relação dos medicamentos de uso veterinário no País, seguida dos nomes comerciais e das respectivas empresas fabricantes. A lei entra em vigor em 90 dias.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300