Compartilhe



01/06/2012

CPLA comemora Dia Mundial do Leite no Jacintinho

Pelo segundo ano consecutivo a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), seguindo a orientação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), realizou uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Leite, 01 de junho. A comemoração foi instituída pela FAO, em 2001, com o objetivo de incentivar o consumo do alimento, considerado um dos mais completos e recomendado para todas as idades. 

Como parte da ação realizada pela cooperativa alagoana, a nutricionista Ivana Dacal, conduziu uma palestra e tirou dúvidas de pais e professores na Escola Municipal João XXIII, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió. Durante o debate, a nutricionista reforçou os benefícios do alimento no desenvolvimento das crianças e na vida adulta.

“O leite é um dos alimentos mais ricos em vitaminas e minerais que encontramos. Ele mantém a imunidade do organismo, fortalece os ossos e ajuda na formação dos músculos. O ideal para todas as idades é o consumo do leite pasteurizado, puro, porém essa necessidade pode ser reposta pelos derivados como iogurtes e queijos”, destacou Ivana Dacal.

Entre os principais questionamentos feitos pelos pais a nutricionista, esteve a quantidade recomendável para o consumo diário do alimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, dois copos de leite por dia, o que equivale a cerca de 240 litros por ano.

O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, acompanhou a ação e enfatizou o papel da escola na formação das crianças e na orientação dos pais. “Todo agricultor familiar de Alagoas está passando dificuldade, em consequência da estiagem, mas não poderíamos deixar uma data tão importante passar em branco. A escola é formadora de opinião, a João XXII em especial é muito organizada, por isso, decidimos nos aliar a direção e promover um dia de diversão e informação a comunidade”, declarou Monteiro.

Enquanto os pais recebiam informações, as quase 150 crianças aproveitaram um dia de lazer. A cooperativa montou uma estrutura com brinquedos, distribuição de brindes e bebida lácteas.  “Hoje já servimos o leite na merenda escolar. Servimos vitaminas e iogurte e é bastante aceito pelos alunos. Trabalhamos em uma comunidade carente que precisa do máximo de nutrientes que podemos oferecer”, afirmou Salete Vilela, diretora da unidade escolar.

 

 

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300