Compartilhe



28/05/2012

Crise na Bacia Leiteira foi um dos temas da sessão especial da ALE


O sofrimento de milhares de famílias do Agreste e Sertão de Alagoas, consequência da estiagem, e as soluções imediatas através de políticas públicas, foram os temas centrais da sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), na manhã desta segunda-feira 28. Oficialmente, 32 municípios decretaram estado de emergência. A falta de chuvas agravou a situação econômica da Bacia Leiteira de Alagoas.

A sessão, presidida pelo deputado estadual Antonio Albuquerque, reuniu prefeitos, vereadores, representantes de classe, e lideranças de movimentos sindicais. O diretor-presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, fez parte da mesa de debate e descreveu a situação dos agricultores familiares que vivem da produção de leite.

“Viemos mostrar que a falta de chuvas agravou ainda mais a situação econômica da Bacia Leiteira do estado. Temos um pleito antigo, que é o aumento do valor repassado aos fornecedores do Programa Social do Leite, e com essa seca estamos ainda mais prejudicados. Na verdade, a nossa maior preocupação neste momento é com o sustento do agricultor familiar”, destacou diretor-presidente da CPLA.

Para o deputado Antonio Albuquerque as discussões serão norteadoras na tomada de medidas efetivas imediatas e para o futuro. “Existe uma grande cobrança por parte dos prefeitos e das entidades de classe. Chamamos o governo e vamos tratar o assunto com a gravidade que existe. Através de políticas públicas podemos minimizar o efeito da seca em todo o estado”, frisou Albuquerque.

Os municípios de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteiropolis, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconhas, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu, estão oficialmente em estado de emergência.  

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300