Compartilhe



27/04/2012

Presidente da CPLA se reúne com dirigentes da Coopazleite para analisar preço do leite


O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, recebeu nesta sexta-feira, 27, na sede da CPLA, o presidente da Coopazleite, José Gilvan Medeiros de Aquino, e o conselheiro administrativo, Gerson da Silva. O motivo do encontro foi negociar um novo preço para o produto. Hoje o produtor filiado ao Programa do Leite do Governo Federal recebe 76 centavos pelo litro do alimento.

Devido ao período da seca os custos de produção se elevam e complicam a vida de quem vive da produção de leite no sertão. Segundo os produtores, uma alternativa seria elevar o preço durante a seca e voltar ao preço normal depois.

O presidente da CPLA em seu posicionamento sobre a situação, esclareceu as medidas que a cooperativa pretende tomar no momento. “Será preciso tomar uma medida de urgência. A principio pretendemos pagar 88 centavos pelo litro de leite mas não será possível manter por muito tempo. Afinal, o produtor depende da venda do leite para sobreviver”.

Já o presidente da Coopazleite, José Gilvan, falou da realidade em que vive os produtores com a falta de chuva. “Estamos numa a situação crítica no sertão alagoano, com pouca comida para o gado. Todos estão sufocados pelo preço do leite. Há dois anos e meio estamos com esse preço, acho que está na hora do Governo melhorar o preço do leite”, comentou.

Para alimentar o gado durante a seca, os produtores estão comprando bagaço de cana-de-açúcar. Mas todos sabem que após a moagem se torna um alimento com poucos nutrientes e não pode suprir as necessidades dos rebanhos,obrigando o produtor a investir em outras fontes de alimento.

“É o que está se valendo hoje para a gente usar como alimento. A situação está se agravando cada vez mais, a estiagem deixa a gente numa situação cada vez mais difícil”, lamentou o conselheiro administrativo da Coopazleite, Gerson da silva. 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300