Compartilhe



16/04/2012

Laticínios da CPLA recebem projeto de tratamento de efluentes

 

Quatro laticínios da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) receberam nesta segunda-feira (16), do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), um projeto de tratamento de efluentes, documento exigido pelo Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), para o funcionamento das indústrias.  

De acordo com o diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a parceria com o Sebrae veio para eliminar a dificuldade dos pequenos laticínios associados a cooperativa. A maioria deles não dispõe de recursos para elaboração de um projeto eficiente, por isso, enfrentavam desafios para cumprir as exigências dos órgãos fiscalizadores.

“A cooperativa sempre busca resultados melhores para os laticínios e produtores associados. Com a parceria do Sebrae vimos a oportunidade de auxiliar os pequenos laticínios nesse desafio, que é a renovação anual da licença ambiental junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE)”, declarou Monteiro.  

Representando o Laticínio Amaral, instalado no município de Major Isidoro, a empresária Maria Neuza Amaral, revelou que todos os anos é necessário bater de porta em porta para conseguir estruturar um projeto e encaminhá-lo ao SIE. “São muitas exigências técnicas e não é fácil cumpri-las. Com o apoio da cooperativa e a orientação do Sebrae/AL ficou tudo mais fácil. Agora sabemos exatamente onde corrigir e o que estiver foras dos padrões vamos ajustar”, assegurou a empresária.

A parceria entre a cooperativa de produção leiteira e o Sebrae/AL não é recente. A gerente da unidade do agronegócio do Sebrae/AL, Vânia Brandão, que também participou da entrega dos projetos, lembrou da parceria na execução do Programa Balde Cheio para dezenas de agricultores familiares da CPLA.

“Estamos dando suporte em todos os aspectos que a cooperativa e os laticínios precisem. No Programa Balde Cheio, estamos auxiliando na parte técnica, administrativa e de higiene. O maior objetivo é mostrar que atividade é produtiva e levar um produto de qualidade aos alagoanos” , destacou Vânia Brandão.  

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300