Compartilhe



12/04/2012

Técnicos visitam comunidades modelo em produção de leite

Um grupo de técnicos que está sendo capacitado para atuar na implantação do projeto Balde Cheio em comunidades produtoras de leite visita, nesta quinta-feira (12), duas comunidades que já fazem parte do projeto e que se tornaram modelo para as demais. 

Dos 38 profissionais que passam pela capacitação, entre zootecnistas, veterinários e técnicos agrícolas, 28 já fazem parte do Balde Cheio, por meio do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Eles visitam pela manhã uma comunidade na região da Pindorama, em Coruripe, e à tarde, a partir das 14h, vão à comunidade Santa Rosa, na zona rural de Craíbas. Esta última foi tema de reportagem da revista Balde Branco, de circulação nacional, em 2011.

 A capacitação dos técnicos teve início na segunda (9) e segue até esta sexta-feira (13), no escritório do Sebrae em Arapiraca. "Nesta quinta teremos uma atividade prática para mostrar aos profissionais que vão atuar no projeto, prestando assistência técnica, o que mudou na vida dos agricultores, como eles estão fazendo o manejo e a gestão da propriedade", frisou a zootecnista Fabiana Fontes, articuladora territorial que acompanha as ações do Alagoas Mais Leite pela Seagri.

 Após a capacitação dos profissionais, um módulo do projeto Balde Cheio será implantado na região da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), com recursos da Fundação Banco do Brasil, e outro na área de atuação da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
  
Como funciona

Os agricultores incluídos no projeto Balde Cheio recebem assistência técnica específica, capacitação, orientação na produção de forragens, manejo dos animais, higiene na ordenha e gestão da unidade produtiva.

 De acordo com o gestor do Programa Alagoas Mais Leite, Renato Carvalho, que coordena o Balde Cheio, 460 agricultores familiares são atendidos pelo projeto desde 2011. Esses produtores estão no Agreste, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Alto Sertão e, principalmente, na Bacia Leiteira. Em geral, eles criam vacas mestiças de Holandês e da raça Girolando.

 Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, por determinação do governador Teotonio Vilela, a pecuária de leite está recebendo uma série de ações para se tornar sustentável e garantir renda ao produtor familiar. "Já está comprovado que a pecuária leiteira é a atividade que mais gera renda para o agricultor familiar, por isso ela está sendo apoiada com ações que dão resultado, que melhoram a vida de milhares de famílias", destacou o secretário.

 Jorge Dantas também lembrou que, pelo Alagoas Mais Leite, as comunidades - onde a produção de leite é uma vocação - estão recebendo tanques de resfriamento de leite. Três caminhões com tanque isotérmico já foram entregues e há ainda o repasse de máquinas forrageiras, usadas no preparo do alimento do gado, kits de ordenha manual higiênica e kits de inseminação artificial.

Em Alagoas, as ações do projeto Balde Cheio, cuja metodologia foi desenvolvida pela Embrapa, recebem o apoio do Sebrae/AL, das cooperativas de produtores e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que está fazendo um diagnóstico da cadeia produtiva.

 Seagri

 

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300