Compartilhe



02/05/2023 15:07:14

Programa do Leite tem recursos assegurados para 2023

Considerado uma das principais iniciativas no combate à fome em Alagoas, o Programa do Leite teve recursos assegurados pelo governo federal até o segundo semestre de 2023, tendo sido garantidos mais de R$ 34 milhões.
Com mais de dois mil produtores cadastrados, o programa fornece, semanalmente, leite para mais de 100 mil famílias alagoanas em vulnerabilidade alimentar, contribuindo no combate à fome e a desnutrição no estado.
“É com muita alegria que a gente dá essa notícia para Alagoas. Estivemos com o ministro Welington Dias (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e ele fez elogios ao Programa do Leite em Alagoas que é executado, através do governo do estado, afirmando que ele se destaca entre os demais estados. A cadeia produtiva do leite é justa e democrática que atende os pequenos, fortalece as cooperativas e a agricultura familiar, alimentando quem mais precisa”, destacou Paulo Dantas.
De acordo com o governador, o programa passará a contar com um novo formato que está sendo elaborado e onde será realizada uma política transversal à medida que ele fomenta a produção, alimenta e educa. “Estes três são fundamentais e decisivos para o desenvolvimento do nosso estado”, reforçou.
Expansão
Dantas acrescentou ainda que o setor do leite em Alagoas passa por um processo de expansão com novas indústrias, três delas de cooperativas da agricultura familiar, se instalando no estado. “Quando falei que a CPLA era a única cooperativa do Nordeste que estava construindo uma indústria para secar leite, o ministro Welington Dias ficou extremamente entusiasmado. A CPLA se comprometeu que, nos próximos dois meses, a unidade de secagem (instalada na Unidade de Beneficiamento de Leite de Batalha) já estará funcionando e pronta para a inauguração. Esse será um equipamento fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e do pequeno produtor de leite de Alagoas. Acredito no modelo do cooperativismo e estarei sempre perto das cooperativas”, reforçou.
Comemoração
A notícia sobre a garantia dos recursos foi comemorada pelas cooperativas que fazem parte do Programa do Leite em Alagoas.
“Para nós, foi uma grande notícia já que só tinha recurso praticamente até maio. Com a continuidade do programa ganha as cooperativas, pequenos criadores e os beneficiários. Sem ele, a cooperativa, que conta com 380 associados, não conseguiria se manter. O programa, além de preço, oferece uma linha direta de escoamento da produção”, afirmou Tiago Silva, presidente da Cooperativa Agropecuária de Produtos de Leite Familiar da Bacia leiteira de Alagoas – Coopaz.
“O programa do leite é de suma importância para combater a fome e a desnutrição, consegue promover à segurança alimentar e nutricional da população, por meio do incentivo à produção e ao consumo do leite. Na região do Vale do Paraíba, localizada na Zona da Mata, a notícia da manutenção dos recursos foi comemorada entre produtores. Afinal, além de assegurar a produção local, a região da zona consegue evoluir e se destacar como uma grande cadeia produtiva de leite”, declarou Dyego Amaral, presidente da Cooperativa do Vale do Paraíba.
“Tenho a certeza que contando com o apoio do governador Paulo Dantas a região da Bacia Leiteira irá evoluir muito mais. O Programa do Leite baliza o preço do leite, gerando empregos, renda e novas oportunidades”, afirmou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300