Compartilhe



07/02/2022 14:56:18

CPLA elege nova diretoria e aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Após dar o pontapé inicial para o projeto de inovação e de reposicionamento de marca, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reforça seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Em assembleia geral ordinária, realizada na terça-feira passada, 08, representantes das associações filiadas a cooperativa reconduziram Aldemar Monteiro ao cargo de presidente da empresa. 

Eleito para o quarto mandato a frente da CPLA, Monteiro reafirmou seu compromisso com o cooperativismo. “Agradeço aos nossos cooperados por mais essa oportunidade para que possamos dar continuidade a um trabalho de luta em defesa do pequeno produtor de leite do nosso Estado. É por meio da união de forças, do cooperativismo e do associativismo que conseguimos vencer os desafios em busca de um futuro melhor para a agricultura familiar em Alagoas”, declarou o presidente. 

Além de Monteiro, a diretoria eleita, que tomou posso na própria assembleia, é formada por Bruno Medeiros, diretor Administrativo Financeiro e Quitéria Andrade, diretora Comercial.

Na assembleia, realizada no formato virtual por conta da pandemia da covid, além da eleição da diretoria, também foi dada posse aos integrantes do Conselho de Administração para o exercício 2022/2026 e aos representantes do Conselho Fiscal para o período 2022/2023.

Reconhecimento

“Para nós das associações é importante a reeleição de Aldemar Monteiro. É uma pessoa humilde que trabalha em defesa do pequeno produtor. Vale destacar que, após termos nos filiados a CPLA, os benefícios foram inúmeros para a nossa comunidade. Afinal, a união faz a força. Juntos, por meio do cooperativismo, trabalhamos e desenvolvemos novos projetos”, afirmou a presidente da Associação dos Produtores de Leite e da Associação das Mulheres da CPLA do Povoado Pau Ferro, no município de Jacaré dos Homens, Quitéria Andrade, eleita a nova diretora comercial da CPLA.  

“Depois da CPLA tivemos grandes avanços na comunidade. Graças ao conhecimento técnico dado pela cooperativa, a nossa produção de leite é outra. Foram melhorias que mudaram muito a vida do homem do campo, por meio de capacitações e treinamentos. Tudo isso conquistamos graças ao trabalho realizado pela diretoria da CPLA nestes últimos anos. Sem o associativismo e o cooperativismo não se chega a lugar algum. Com isso, não existe CPLA sem o Aldemar Monteiro. É uma pessoa ativa de coragem e muito boa vontade”, afirmou o preside a Associação dos Pequenos Agricultores Rurais da comunidade Picos, em Piranhas, José Alexandre. 

“A CPLA mantém uma escolha assertiva por entender que o projeto precisa continuar na rede do cooperativismo e fortalecendo a dinâmica de produção. Temos uma diretoria de total disposição e que chega cada vez mais próximo da realização do sonho de abertura da Unidade de Beneficiamento do Leite em Batalha”, avaliou o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo.
 
Pauta
Na assembleia, também foi apresentada e aprovada a prestação de contas do Conselho de Administração da cooperativa, acompanhada pelo parecer do Conselho Fiscal e da auditoria independente.

Aproveitando a reunião, temas importantes para a empresa, a exemplo do projeto da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), que tem previsão de iniciar parte da operação ainda este ano, foram discutidos pelos associados da CPLA.

Localizada no município de Batalha, a estimativa é de que a fábrica possa triplicar a renda e incentivar a inclusão produtiva de dez mil pequenos produtores, além de estimular a capacidade de produção da cadeira produtiva do leite. A fábrica tem capacidade instalada de absorver metade da produção de leite de Alagoas, contando com mais de R$ 30 milhões em equipamentos de alta tecnologia. O parque industrial da UBL tem como base o modelo tecnológico para atender as demandas de beneficiamento e produção de leite em pó, leite condensado, doce de leite, queijo, leite UHT e bebidas lácteas.

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300