Compartilhe



08/11/2011

CPLA participa da reunião da Cadeia Produtiva do Leite

Membros do Fórum Permanente da Cadeia Produtiva do Leite (CPLD) se reuniram nesta segunda-feira, 08, no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) para debater  a criação de uma premiação que avaliará a qualidade do leite produzido em Alagoas. O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, participou da reunião que foi coordenada pelo secretário Luiz Otavio Gomes.

O projeto do I Concurso Alagoano de Qualidade do Leite faz parte do Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas dirigido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae). De acordo com Marcos Fontes, consultor do Sebrae/AL, o objetivo é fazer cumprir as normas técnicas de qualidade do alimento e com a premiação incentivar os investimentos.

“O potencial da cadeia produtiva do leite em Alagoas pode ser mais explorado. Sabemos das dificuldades na produção, mas não podemos esquecer de primar pela qualidade do alimento, não é só pensando no mercado, na valorização do produto, é segurança alimentar”, destacou Marcos Fontes.

Para Aldemar Monteiro, a criação do concurso servirá como estímulo aos produtores, independente do porte. “A ideia é muito boa. A CPLA defende a remuneração pela qualidade do alimento, para que o produtor que seguiu todos os cuidados de segurança alimentar  tenha seu produto valorizado”, enfatizou o presidente da CPLA.

O representante da Cooperativa de Produção Leiteira defendeu ainda a criação de uma categoria especial para os agricultores familiares. O projeto voltará a ser discutido entre o Sebrae , a CPLA e o Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite). A expectativa é que o concurso aconteça em agosto de 2012, durante o Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite).

O encontro, que contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri),  Jorge Dantas, debateu ainda a formalização de laticínios alagoanos, os caminhos para viabilizar essa ação. E a tributação e barreiras na comercialização dos derivados de leite, com a representante da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).  

CPLA - Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas
Av. Siqueira Campos, nº 1295, Prado - CEP 57010-001 - Maceió - Alagoas
Fone: (82) 3336-9300